13 agosto 2010

agosto - sexta feira 13

Segundo a cultura popular, a sexta-feira 13 é conhecida como "o dia do azar" ou de "usar amuleto no bolso" e está associada à evolução individual de todo ser humano. Para a sociedade pode representar algo maléfico, já que neste mês ficou marcado o fatídico dia em que o rei da França, Filipe o Belo, ordenou prender e matar todos os templários (homens que se dedicavam a proteger os peregrinos que se dirigiam à Terra Santa) sob a acusação de feitiçaria


Foi em agosto que tiveram início as duas Grandes Guerras Mundiais; as bombas lançadas em Hiroshima e Nagazaki também foram neste mês.

A superstição que envolve a sexta-feira 13 surgiu com os romanos. Não tinha nada de azarento mas, com o tempo, alguns fatos ocorridos nesta data, ano após ano, marcaram este dia, transformando a sexta-feira 13 em um dia onde todos deveriam ter mais cuidado. Uma crença europeia revela que nas "sextas-feiras 13 as bruxas estão soltas".

Segundo o folclorista Luís Câmara Cascudo, no Dicionário do Folclore Brasileiro "o dia 13 é um número fatídico, pressagiador de infelicidades. A superstição de evitar 13 convidados à mesa é tradicional como uma reminiscência da Santa Ceia, quando Jesus Cristo ceou com os seus 12 apóstolos, anunciando-lhe a traição de um deles e seu próprio martírio".
A palavra superstição primitivamente significava "vidente ou profeta" e surge como explicação para os fatos que desconhecemos. Quem comemora o aniversário em uma sexta-feira 13 não deve ficar preocupado, pois o número 13 também simboliza o número dos anjos, da sorte e tem sua correspondência com a letra hebraica mem, que representa o renascimento e a liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário